A internet foi uma nova
ferramenta tecnológica que revolucionou a era da informação e comunicação, invadiu
diversos campos de trabalho, e não poderia ser diferente na escola. Seu uso na
área da educação é de grande contribuição. Os estudantes podem fazer pesquisas,
baixar livros, fazer trabalhos etc. Para os professores também é uma ferramenta
de grande valor, auxiliando no processo educacional, porém muitos professores
ainda não adotaram o uso dessa nova tecnologia.
A inclusão das inovações
tecnológicas só tem sentido se contribuir para a qualidade do ensino. A simples
presença de novas tecnologias na escola não é, por si só, garantia de maior
qualidade da educação, pois a aparente modernidade pode mascarar um ensino tradicional
baseado na recepção e na memorização de informações. (BRASIL, 1998, p. 141).
Algumas pesquisas apontam que
alguns professores ainda resistem em adotar essa nova tecnologia, as razões
apontadas são: resistência a mudanças, não querer sair da sua zona de
conforto.
A internet é um recurso bastante eficaz nos processos pedagógicos, pode ser usada pelos professores para diversos fins, um deles é a videoconferência, que é uma discussão em grupo ou pessoa-a-pessoa na qual os participantes estão em lugares diferentes, mas podem ver e ouvir os outros uns aos outros como se estivessem reunidos em um único local (What Is 1998). Os professores também usam a internet para fazerem pesquisas e assim elaborarem textos, por exemplo. É notório o uso de site de busca, site de universidades ou ligados a área da educação.
No âmbito escolar os professores têm o papel de ensinar seus alunos como devem fazer pesquisas da internet, para que não busquem a primeira informação que aparecer e simplesmente copiá-la, ele tem que direcioná-lo para que o mesmo possa analisar criticamente as informações.
É importante que o professor apresente aos seus alunos essa nova ferramenta que é a internet, e a partir daí proponha a eles a elaboração de trabalhos, construção do conhecimento, orientando-os, para que os mesmos sejam inseridos nessa nova era da informação e aprenda e lidar com esse novo mundo.
Enfim essa nova tecnologia pode trazer grande evolução nos processos educacionais, se for usada de forma correta. Os professores perceberão que o interesse do aluno em sala de aula aumentará, eles se sentiram mais motivados a irem à escola.
(imagem do site Stock.xchng, acesso em 03/10/2012)
A internet é um recurso bastante eficaz nos processos pedagógicos, pode ser usada pelos professores para diversos fins, um deles é a videoconferência, que é uma discussão em grupo ou pessoa-a-pessoa na qual os participantes estão em lugares diferentes, mas podem ver e ouvir os outros uns aos outros como se estivessem reunidos em um único local (What Is 1998). Os professores também usam a internet para fazerem pesquisas e assim elaborarem textos, por exemplo. É notório o uso de site de busca, site de universidades ou ligados a área da educação.
No âmbito escolar os professores têm o papel de ensinar seus alunos como devem fazer pesquisas da internet, para que não busquem a primeira informação que aparecer e simplesmente copiá-la, ele tem que direcioná-lo para que o mesmo possa analisar criticamente as informações.
É importante que o professor apresente aos seus alunos essa nova ferramenta que é a internet, e a partir daí proponha a eles a elaboração de trabalhos, construção do conhecimento, orientando-os, para que os mesmos sejam inseridos nessa nova era da informação e aprenda e lidar com esse novo mundo.
Enfim essa nova tecnologia pode trazer grande evolução nos processos educacionais, se for usada de forma correta. Os professores perceberão que o interesse do aluno em sala de aula aumentará, eles se sentiram mais motivados a irem à escola.
(imagem do site Stock.xchng, acesso em 03/10/2012)
Nenhum comentário:
Postar um comentário