sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Avaliação de TIC

PLANO DE AULA

Para alunos do ensino médio

CÉREBRO O UNIVERSO DAS SINAPSES

A partir de um debate sobre o autismo, explique como acontecem as transmissões de informações no cérebro e o quanto esse processo é responsável por nossas sensações e pelo modo como nos relacionamos
ObjetivosExplicar para os alunos o conceito de sinapses nervosas, fazendo-os entender não apenas a relação que elas possuem com as comunicações entre neurônios, mas também nas comunicações humanas. Em casos de doenças como o autismo, por exemplo, são alterações cerebrais que acabam por comprometer, entre outras coisas, atitudes comportamentais.
Conteúdo: O que são neurônios e sinapses e como eles agem no cérebro;  Possíveis alterações cerebrais e suas consequências;  Conceito de autismo.Tempo estimado: Três aulas.Material necessário: Computadores com acesso à internet; Cópias da matéria "Olhos nos Olhos", publicada em VEJA (Edição 2261, 21 de março de 2012)Introdução: As sinapses nervosas são as mediadoras da comunicação entre um neurônio e outro. Este plano de aulas discute os conceitos de sinapses e seus tipos, sua influência nos processos de transmissão de sensações como alegria e dor e seu papel no desenvolvimento de alterações cerebrais que resultam em uma dificuldade de comunicação e relacionamento do indivíduo tanto com outra pessoa quanto no ambiente no qual está inserido.Desenvolvimento: 
1ªAula 
Inicie a aula com uma discussão para verificar o quanto os alunos já conhecem sobre o tema. O que são sinapses? Onde elas acontecem? Qual a sua importância para o corpo humano? Após a exposição das concepções dos alunos, peça para que os mesmos leiam a matéria de VEJA, "Olhos nos olhos". Depois, coloque o tema em debate na sala de aula, questionando: uma vez que as sinapses são as responsáveis pela passagem de informações entre dois neurônios vizinhos, será que a quantidade de sinapses pode estar relacionada com o tamanho dos neurônios? Anomalias nas estruturas que compõem o cérebro podem resultar em alguma doença? Quais? Com a ajuda de uma imagem explicativa (sugestão abaixo) apresente para os alunos a estrutura de um neurônio e como acontecem as transmissões dos impulsos nervosos, síntese do que chamamos de redes neurais. Ressalte as principais partes: dendritos, axônio e corpo celular. Questione-os sobre o formato dessa célula. Será que há algum motivo especial para ela possuir uma forma ramificada e alongada? Em seguida, explique que essa estrutura anatômica existe para facilitar a condução e passagem dos impulsos nervosos.O nosso sistema nervoso comanda a maior parte das funções do organismo. É responsável não só por transmitir estímulos recebidos, mas também por recebê-los e interpretá-los, arquitetando respostas que podem ser passadas no formato de sensações, sejam elas agradáveis ou desagradáveis (de alegria ou de dor, por exemplo), ou por meio de movimentos, fala, entre outros. 
Finalize mencionando que o sistema nervoso funciona por meio de mecanismos químicos e elétricos, as chamadas sinapses. Pela que os alunos, em sala de aula ou como tarefa de casa, pesquisem sobre os tipos de sinapses e quais as principais diferenças entre elas.2ªAula 
O professor pode começar a aula retomando com a classe os conceitos de sinapses e os dois principais meios pelos quais ocorre a propagação dos impulsos nervosos pelo cérebro. Para isso, peça que alguns dos alunos contem o que encontraram em suas pesquisas. Depois, junto com a turma, escolha as informações mais relevantes e construa uma tabela comparativa das sinapses químicas e elétricas na lousa da sala.Você pode utilizar vídeos para mostrar aos alunos a passagem dos impulsos nervosos entre neurônios.3ªAula Professor, agora que você acabou de explanar sobre o fascinante universo das sinapses, retome com a classe a matéria "Olhos nos olhos", de VEJA. O texto desmistifica um pouco as limitações de uma criança com autismo para uma sem a doença. Reforce para os alunos que devido às alterações cerebrais, algumas crianças podem apresentar deficiências, por exemplo, na fala, em sua maneira de ser comunicar e se socializar, no processo de aprendizagem, armazenamento de memória, demonstração de emoções, entre outras. Porém, estudos relatam que quanto mais cedo forem detectados os sintomas e o diagnóstico de autismo for confirmado, a criança tem grandes chances de apresentar um bom relacionamento com a família e o ambiente no qual ela convive. Use o texto para ressaltar aos alunos a importância das sinapses e sua relação com os neurônios e também para gerar um debate sobre a patologia: Será que é uma doença rara? Será uma síndrome? Será que crianças com autismo precisam necessariamente de escolas especiais? Para incrementar a discussão, convide o professor da disciplina de Português para um projeto em conjunto: assistir ao filme Uma Viagem Inesperada."Uma Viagem Inesperada"
Nome original: The Unexpected Journey 
Pais de origem: EUA 
Diretor: Gregg Champion 
Ano de lançamento: 2004 
Duração: 90 min 
Elenco: Mary-Louise Parker, Aidan Quinn, Jake Cherry, Bubba Lewis, Jeremy Shad.Ao final do filme, proponha aos alunos que preparem uma resenha crítica, englobando as questões discutidas anteriormente. Para ajudá-los na elaboração de suas resenhas, seria interessante que os dois professores debatessem com a turma sobre as questões propostas pelo filme, que trata da inclusão social de crianças com autismo. Durante o debate, aproveite para relembrar e reforçar alguns conceitos referentes ao sistema nervoso, como o fato de alterações anatômicas nos neurônios acarretam menos sinapses, o que resulta em mudanças comportamentais, caso dos autistas. Avaliação 
Avalie a participação dos alunos em sala de aula, levando em consideração o envolvimento com as discussões, a qualidade de seus trabalhos de pesquisa e, sobretudo, a capacidade de posicionamento em uma questão de caráter social como é o caso do autismo. Além disso, avalie a argumentação utilizada para a escrita da resenha.

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