quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Avaliação de TIC


Práticas Pedagógicas no Ensino Infantil

           As tecnologias da informação e da comunicação (Tic) vêm invadindo nossa sociedade cada vez mais cedo. Muitas crianças dominam essas ferramentas com muita destreza, curiosas desde cedo começam a ter contato com o meio tecnológico.
      As Tic também estão presentes nas salas de aula, contribuindo bastante para o aprendizado das crianças. Ainda existem alguns professores que resistem as mudanças, porém diante de tantas descobertas tecnológicas passa a ser uma necessidade a adaptação da escola a sociedade.
        Diante de tantas ferramentas tecnológicas (mídia impressa, vídeo, computador, as redes de internet e suas linguagens e estéticas), nasce a necessidade de orientação, e a escola não pode se fechar a essa responsabilidade de educar para esse novo mundo tecnológico.
       A sociedade mudou e escola deve acompanhar esta mudança, não nos encontramos mais naquele ensino metódico, onde o professor detinha todo conhecimento. É necessário que os professores “abram os seus horizontes” e insiram as Tic´s nos processos educacionais.
     Algumas escolas já inseriram as Tic´s na sala de aula, elas já usam lousas digitais, computadores com acesso a internet e distribuição de notebooks para crianças nos primeiros anos de ensino escolar. Os resultados do uso desses instrumentos, na maioria das vezes, tem sido um sucesso, provando que o uso das Tic´s pode ser uma prática constante em sala de aula, sendo mais um elemento que contribui no ensino.
    Os computadores podem ser usados para fazer as crianças se tornarem melhores pensadores, assim defendia Seymour Papert.
      Na atualidade os professores têm o desafio de ensinar aos seus alunos a metalinguagem, a diversidade de linguagem existente e sua utilização na vida prática. Assim eles têm o papel de ensinarem a seus alunos como se “metacomunicarem”  e aprenderem “meta-habilidades”, preparando-os assim, para esse novo mundo tecnológico.
      A mídia, principalmente a televisão pode ser um grande aliado para educação da criança. Mais do que se distrair ela pode se informar, conhecer novas culturas, pessoas, histórias, enfim, é um “mundo dentro de uma caixa” . Assim a criança vai se educando enquanto se entretem.
       Já existem programas computacionais que contribuem para aprendizagem das crianças, através do visual e do áudio elas vão assimilando com mais facilidade conceitos, além de ser mais atraente para elas. Há programas para crianças de cinco anos que as ajuda a fazer relações mentais e cognitivas, que só fariam mais tarde quando estivessem alfabetizadas.
      Alguns estudos mostram que os alunos sentem mais interesse nesse tipo de aula com uso das novas tecnologias, essas tecnologias levam as crianças a pensarem sobre a aprendizagem que lhes é proposta, ao contrário daquele tipo de educação onde os alunos só recebiam os conteúdos.  O contato desde cedo com diversas mídias faz a criança aprender muita coisa, esse aprendizado será de forma prazerosa e dinâmica, obtendo, consequentemente, conhecimentos.

Referências
HAETINGER, Max G. O universo Criativo da Criança na Educação: coleção Criar.vol. 03. Rio Grande do Sul, 2005.
COSTA, I. F. As tic´s na sala de aula: contribuição para a aprendizagem das crianças. Disponível em: <http://www.artigonal.com/educacao-artigos/as-tics-na-sala-de-aula-contribuicao-para-a-aprendizagem-das-criancas-3200875.html>. Acesso em: 11 outubro 2010.



Práticas Pedagógicas na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

             O uso da tecnologia é de fundamental importância na educação de jovens e adultos. Uma vez que a maior parte dos alunos da EJA, são alunos que abandonaram a escola por diversos fatores e, agora com a expectativa da volta ou do ingresso ao mercado de trabalho retornam às escolas. Este público requer um cuidado especial, sendo um dos grandes desafios enfrentados pelo educador em relação a estes alunos, é fazer com que, permaneçam nas escolas e concluam seus estudos. Para isto, o educador precisa incentivá-los, motivá-los, com aulas mais atrativas. Uma forte aliada nesse processo com certeza, são as tecnologias de comunicação e informação.
A utilização de recursos digitais como os computadores, celulares, aparelhos de MP3, Ipod e outros, vai permitir aos seus usuários o compartilhamento de espaços de interatividade com a máquina.
         Para que os alunos da EJA interajam com o mundo digital o professor pode elaborar algumas atividades como, por exemplo: (pesquisas bibliográficas e digitais, o educador também pode criar um projeto de inclusão digital que possa ajudar aos alunos a desenvolverem as atividades envolvendo a tecnologia). É possível também fazer uso da tecnologia para que haja interação com outros alunos, fazendo atividades em equipes, como: assistir  um vídeo, apresentar seminários utilizando  os meios eletrônicos,(Datashow, DVD, TV...).
        Se o educador usar de sua criatividade juntamente com a tecnologia no sentido do ensino e aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos, o resultado quantitativo e qualitativo será bem mais positivo quanto satisfatório.

Referências


BRITO, S. M. B. Novas Tecnologias na Educação de Jovens e adultos: quem usa a favor de quem e para quê?. Disponível em: <http://alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais17/txtcompletos/sem02/COLE_1275.pdf> Acesso em: 11 outubro 2012.



  Práticas pedagógicas com o uso de TIC no ensino médio.

O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é um exame realizado anualmente, por alunos do que estão concluindo o ensino médio, e que pretendem ingressar na universidade. Segundo Mariana Milani muitos alunos se esforçam para obter um bom resultado no exame se dedicando bastante aos estudos até momentos antes de fazer a prova. Mas é a dedicação do aluno durante todo o ensino médio que vai garantir a ele um bom desempenho no Enem.
    É na escola que os alunos têm a oportunidade de aprimorar seu aprendizado, principalmente em disciplinas onde eles encontram maiores dificuldades. Alunos que conseguem identificar suas dúvidas pode resolvê-las ainda na sala de aula com o auxílio dos professores. E estes podem contar com o auxílio de vários recursos, inclusive tecnológicos, para a identificação dessas dúvidas.
      É o caso por exemplo, do Conecta, uma plataforma que traz milhares de questões elaboradas por uma equipe de consultores externos e especialistas da Saraiva, que podem ser usadas na aplicação de testes com respostas de múltipla escolha,produzindo avaliações imediatas. Assim que o teste é concluído, o programa gera relatórios gráficos e qualitativos que apontam quais são as deficiências da classe, no geral, e de cada aluno.
    Esse relatório ajudará na identificação do que precisará ser reforçado em cada caso(aluno). Trata-se de uma ferramenta inédita,que ajudará o professor na sua estratégia de ensino individualizado, que facilitará aprendizagem e o desenvolvimento de habilidades e competência dos alunos.

MILANI, Mariana. O uso de tecnologia melhora aprendizado no ensino médio e desempenho no Enem disponível em: < http://www.direcionalescolas.com.br/informe-publicitario/uso-de-tecnologia-melhora-aprendizadono-ensino-medio-e-desempenho-no-enem> acesso em: 06 de junho de 2011

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