quinta-feira, 27 de setembro de 2012

O uso da TV na sala de aula


boyz
A televisão é utilizada para a exibição de imagens e sons especialmente selecionados para tirar a atenção da garotada, e ainda ajuda na formação da memória de longa duração.A televisão é um meio de comunicação, que é considerada por muitos uma ferramenta de muita importância, mas que ja despertou o amor e o ódio de muitos educadores, psicólogos e sociólogos. Os que dicordam dizem que tanto pode alienar, como pode emburrecer a criança.Outros ja a acusam do incentivo a violência e ao consumismo.
  Há dois anos, um estudo do Ateliê Aurora, programa de pós-graduação em educação da Universidade Federal de Santa Catarina, constatou que assistir televisão era a atividade mais marcante da rotina das crianças de todos os contextos sociais. Segundo Ismar de Oliveira, coordenador do Núcleo de Comunicação e Educação da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP)  "A TV não é perfeita e o sistema educativo não vai mudá-la. Então, a escola deve usar esse recurso em benefício próprio".
    Na televisão é possivel encontrar programas para todos os gostos e idades. Novelas, minisséries, desenhos animados, filmes, seriados. Pode se usá-los, para introdução de conteúdos, pode se aprofundá-los, para ilustrações ou até mesmo para debates sobre comportamento e ética. é aconselhavel que sejam selecionados os que melhores se encaixam com os seus objetivos, e é importante ficar atento ao interesse dos alunos.

  Tudo na TV pode ser aproveitado

  Acredita-se que todo mundo já ouviu alguma crítica sobre esse meio de comunicação. Para Maria Thereza Fraga Rocco, professora da Faculdade de Educação da USP, boa parte dos pais e professores carregam uma má impressão da TV, e ainda acham que muitas vezes é ela  a culpada pelo (mau) comportamento das crianças: "Se ela fosse tão influente na atitude das pessoas, bastaria termos uma TV perfeita para vivermos na sociedade dos sonhos". Existem os programas violento,e os que se diferem do que os educadores querem passar para os alunos, e os que tratam a realidade de maneira simples e equivocada.Mas inclusive esses podem render bons frutos: "Tudo o que passa na televisão é educativo. Basta o professor fazer a intervenção certa e propiciar momentos de debate e reflexão", garante José Manuel Moran, professor das Faculdades Sumaré, em São Paulo, e pesquisador na área de tecnologias aplicadas à educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário