quinta-feira, 27 de setembro de 2012

O Rádio na escola


Atividades de ensino-aprendizagem usando as tecnologias da educação.
O RÁDIO
Uma dessas atividades podem ser elaboradas utilizando o uso do rádio, uma das tecnologias muito conhecida pela sociedade e que pode servir de grande valia para despertar o interesse das crianças em quereraprender através de sons.
O radio tambémé muito importante na aprendizagem de crianças com deficiência visual, uma vez que os educadores estejam aptos a  lidarem com tais tecnologias.
Tendo em vista essas mudanças, que vêm sendo discutidas há algum tempo, em âmbito internacional, em fazer uma educação preocupada com as necessidades dos alunos, é de fundamental importância a inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) como forma de facilitar o processo de ensino-aprendizagem e inserção do educando na sociedade tecnológica.
Surgiuno Brasil por volta de 1990, a educomunicação que tem como objetivo formar alunos críticos e criar um "ecossistema comunicativo" na escola. Ela não é um campo da comunicação social nem da educação, mas sim uma forma de educar através dosrecursos de mídia (câmeras filmadoras, câmeras fotográficas, gravadores de sons e etc.).
Através do trabalho desenvolvido pela educomunicação, os professores conseguem resgatar o centro de interesse dos alunos, que antes se mostravam desmotivados diante do processo de aprendizagem, pois saem da mesmice da sala de aula, desenvolvendo um processo dinâmico e prazeroso.
Radio e escola, uma sintonia fina.
Pode-se analisaralgumas atividades realizadas em  escolas com o uso do rádio, uma dos mais tradicionais meios de comunicação que vem de positivamente despertando a autoestima    e desenvolvendo a capacidade de aprender dos alunos.
Em São Paulo
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Sebastião Francisco, o Negro, é uma das 121 instituições públicas integradas ao projeto Educom.rádio, que selou parceria entre a Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP) e a Secretaria Municipal de Educação.

Os recursos técnicos para pôr a programação no ar se resumem a um pequeno equipamento profissional com oito canais, entradas para gravador e CD. O alcance é restrito a 200 metros, suficiente para abranger o território da escola sem entrar em conflito com a atual legislação, que não autoriza o uso de rádios comunitárias.

Para os professores, o projeto possibilita uma discussão teórico-pedagógica. Eles conhecem a educomunicação e debatem sobre temas que podem ser tratados em programas radiofônicos, como saúde, meio ambiente e sexualidade. "Não se trata de criar um reforço para a aprendizagem, embora ele exista", explica Ismar de Oliveira Soares, professor da ECA e coordenador do projeto. "O trabalho abre um espaço comunicativo que age na esfera da expressão. A criação desse canal é que favorece a aprendizagem."

E quais os proveitos para os estudantes? "Um ganho imediato é no campo da escrita", diz Ismar. "Como as crianças precisam escrever a pauta do programa, fazer o roteiro de uma radionovela ou redigir notícias, muitas delas, que nunca ou pouco haviam escrito, estão apresentando textos muito mais bem estruturados."

Concursos e reportagens
Aluno-repórter entrevista colega para programa de rádio na Sebastião Francisco, o Negro: espaço comunicativo. Foto: Pedro Martinelli
Aluno-repórter entrevista colega
para programa de rádio na Sebastião
Francisco, o Negro: espaço
comunicativo. Foto: Pedro Martinelli

A professora Roseli Marcelle confirma os ganhos na frente pedagógica e na cidadã. Três vezes por semana, durante 15 minutos, a escola ouve, atenta, as mensagens da Rádio Negro. Um dos programas de mais sucesso é o "Teste Seus Conhecimentos", feito com perguntas previamente coletadas entre os professores. Aqueles que acertam mais questões ganham lápis, borrachas ou cadernos.

Outro sucesso de audiência foi o programa especial sobre animais em extinção, que originou uma exposição de desenhos. O acidente sofrido por um colega na hora da saída, que foi resgatado de helicóptero, também mereceu boa cobertura.

Mas nem só de notícias e estudos vive a rádio. Há também horóscopo, músicas pedidas pela garotada (costumeiramente dedicadas a alguém muito especial) e, de vez em quando, até correio elegante.
A adesão das novas tecnologias na educação é extremamente importante, uma vez que facilita o acesso ao conhecimento e permite que o aprendiz tenha autonomia para escolher entre as diversas fontes de pesquisas.

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